MBA em Gestão Estratégica de Compras

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Mercado de Trabalho

O analista de compras é o profissional especializado nas negociações com os fornecedores, além de gerir insumos, estoque e necessidades da companhia em relação à matéria-prima. A sua função é encontrar os produtos solicitados com o melhor custo-benefício, analisando a qualidade, os preços e os prazos de entrega. Para ser um analista de compras é preciso ser organizado, saber lidar com bancos de dados e gerenciamento de estoque, trabalhar em equipe e negociar.

Perspectivas e Carreira

Essa área tem grande potencial de crescimento, visto que as companhias estão investindo cada mais em profissionais que tenham conhecimentos específicos para auxiliar na redução de custo e na efetividade das negociações realizadas.

Conheça o Curso

Este MBA é focado no aprimoramento do processo da gestão de compras e suprimentos com base em estratégia empresarial, observando as funções táticas e operacionais das empresas. A tecnologia exige mudanças e atualizações em todos os setores, na área de compras não seria diferente: é preciso reestruturar os modelos gerenciais de atuação nas operações para aquisições de insumos e serviços, já que esta atividade é vital para o sucesso corporativo.

MBA em Gestão Estratégica

de Compras

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Mercado de Trabalho

O analista de compras é o profissional especializado nas negociações com os fornecedores, além de gerir insumos, estoque e necessidades da companhia em relação à matéria-prima. A sua função é encontrar os produtos solicitados com o melhor custo-benefício, analisando a qualidade, os preços e os prazos de entrega. Para ser um analista de compras é preciso ser organizado, saber lidar com bancos de dados e gerenciamento de estoque, trabalhar em equipe e negociar.

Perspectivas e Carreira

Essa área tem grande potencial de crescimento, visto que as companhias estão investindo cada mais em profissionais que tenham conhecimentos específicos para auxiliar na redução de custo e na efetividade das negociações realizadas.

Conheça o Curso

Este MBA é focado no aprimoramento do processo da gestão de compras e suprimentos com base em estratégia empresarial, observando as funções táticas e operacionais das empresas. A tecnologia exige mudanças e atualizações em todos os setores, na área de compras não seria diferente: é preciso reestruturar os modelos gerenciais de atuação nas operações para aquisições de insumos e serviços, já que esta atividade é vital para o sucesso corporativo.

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

Gestão Estratégica de Compras

  • Planejamento estratégico e tácito da negociação
  • Avaliação de ganhos conjuntos e relacionamentos duradouros
  • Técnicas e táticas de negociação
  • As características de uma situação de negociação
  • Os relacionamentos nas negociações
  • Casos práticos de negociação
  • Legislação tributária aplicada à compras
  • Lucratividade em compras
  • Impostos envolvidos nas transações de aquisição de mercadorias e serviços
  • Custo total de uma aquisição
  • Compras 4.0
  • Modelo de reposição contínua e periódica; ponto de pedido – estoque de segurança
  • Procedimentos e lote econômico.
  • Sistemas de Controle de Estoques
  • Comprar x Fabricar
  • Os estágios do processo de outsourcing
  • Modelos e ferramentas utilizados para condução estratégica de compras
  • Objetivos estratégicos em compras pelo Balanced Scorecard
  • Sistema de compras estratégicas: desenvolvimento de processo e implementação
  • Inteligência de mercado em compras e suprimentos
  • Métodos e técnicas de avaliação, seleção e escolha de fornecedores: Kraljic,
  • TCO e AHP
  • Gestão de contratos
  • Gestão de performance
  • Indicadores (KPIs, qualidade, prazo, controle)
  • Processos de requisições (RFI, RQF e RFP).
  • Matriz de performance de fornecedores

Formação Reflexiva e Inteligência Estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial

Gestão estratégica de compras

  • Planejamento estratégico e tácito da negociação
  • Avaliação de ganhos conjuntos e relacionamentos duradouros
  • Técnicas e táticas de negociação
  • As características de uma situação de negociação
  • Os relacionamentos nas negociações
  • Casos práticos de negociação
  • Legislação tributária aplicada à compras
  • Lucratividade em compras
  • Impostos envolvidos nas transações de aquisição de mercadorias e serviços
  • Custo total de uma aquisição
  • Compras 4.0
  • Modelo de reposição contínua e periódica; ponto de pedido – estoque de segurança
  • Procedimentos e lote econômico.
  • Sistemas de Controle de Estoques
  • Comprar x Fabricar
  • Os estágios do processo de sourcing
  • Modelos e ferramentas utilizados para condução estratégica de compras
  • Objetivos estratégicos em compras pelo Balanced Scorecard
  • Sistema de compras estratégicas: desenvolvimento de processo e implementação
  • Inteligência de mercado em compras e suprimentos
  • Métodos e técnicas de avaliação, seleção e escolha de fornecedores: Kraljic,
  • TCO e AHP
  • Gestão de contratos
  • Gestão de performance
  • Indicadores (KPIs, qualidade, prazo, controle)
  • Processos de requisições (RFI, RQF e RFP).
  • Matriz de performance de fornecedores

Conhecimentos e habilidades táticas em gestão

  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Definição de Jogo
  • Vantagens dos jogos para as empresas
  • Tipos de jogos corporativos
  • Etapas na estruturação do jogo
  • Etapas na aplicação do jogo
  • Ciclo da aprendizagem vivencial
  • O processo de escolha do jogo
  • O papel do facilitador
  • Dinâmicas de grupo seus significados e suas aplicações
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Planejamento e desenvolvimento profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

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