MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa

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Mercado de Trabalho

Formados nesta área podem trabalhar nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, como líderes, gerentes, diretores, analistas, ou consultores. Profissionais em liderança são necessários em empresas de todos os tamanhos e ramos.

Perspectivas e Carreira

As empresas têm buscado líderes que sejam capazes de alinhar a cultura e os valores organizacionais às expectativas pessoais de seus colaboradores. O capital humano tem sido entendido, cada vez mais, como o principal diferencial competitivo das organizações . As empresas têm buscado líderes preparados para o desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance.

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação na área de gestão de pessoas e liderança, com ênfase na vivência e prática de conceitos a fim de selecionar, recrutar, treinar, motivar, empreender e inovar, sendo capaz de acompanhar as constantes evoluções do mercado de gestão estratégica de resultados por meio de pessoas, em especial, na formação de equipes de alta performance.

MBA em Gestão Empresarial

e Estratégia Corporativa

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Mercado de Trabalho

O gestor pode atuar como gerente em pequenas, grandes ou médias empresas e tem o importante papel de agir estrategicamente em determinadas situações e momentos relevantes.

Perspectivas e Carreira

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Gestão Empresarial é bastante amplo e pode fornecer, àqueles que são bem qualificados, grandes oportunidades de atuação e crescimento.

Conheça o Curso

O curso busca formar o profissional para que ele possa gerir adequadamente uma empresa, sendo capaz de utilizar os recursos disponíveis de forma estratégica, avaliar os riscos inerentes ao negócio e reduzir as incertezas com um pensamento sistêmico e integrado.

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

Gestão corporativa aplicada e habilidades gerenciais

  • Visão Geral das Questões Econômicas Fundamentais: Mercado, Preços, População,
  • Meios de Subsistência, Renda Nacional.
  • Formação Econômica do Brasil e Desenvolvimento
  • Industrial do Brasil
  • Desenvolvimento Econômico: Comércio Internacional
  • Origens do pensamento Lean.
  • 5S e Housekeeping/ Just in Time/ Kanban/ Kaizen
  • VMS (Mapeamento do Fluxode Valor)
  • TPM (Total Produstive Maintenance)
  • FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)
  • Poka Yoke
  • SMED (Redução do Set Up)
  • Demais ferramentas Lean.
  • A Gestão das Emoções e o sucesso profissional
  • Autoconhecimento e processo decisório
  • Características de pessoas com alta Inteligência Emocional
  • Competências Socioemocionais e Comportamentais (Soft Skills)
  • Ativos intangíveis e capital intelectual
  • A formulação estratégica do conhecimento
  • Compartilhamento de conhecimento organizacional
  • Educação Corporativa: conexão entre aprendizado e gestão do conhecimento
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos

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