Mercado de Trabalho

Formados nesta área podem trabalhar nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, como líderes, gerentes, diretores, analistas, ou consultores. Profissionais em liderança são necessários em empresas de todos os tamanhos e ramos.

Perspectivas e Carreira

As empresas têm buscado líderes que sejam capazes de alinhar a cultura e os valores organizacionais às expectativas pessoais de seus colaboradores. O capital humano tem sido entendido, cada vez mais, como o principal diferencial competitivo das organizações . As empresas têm buscado líderes preparados para o desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance.

Conheça o Curso

Esta especialização é voltada para a formação na área de gestão de pessoas e liderança, com ênfase na vivência e prática de conceitos a fim de selecionar, recrutar, treinar, motivar, empreender e inovar, sendo capaz de acompanhar as constantes evoluções do mercado de gestão estratégica de resultados por meio de pessoas, em especial, na formação de equipes de alta performance.

Formação reflexiva e inteligência estratégica

  • Visões Estratégicas
  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias
  • As escolas e as tipologias de estratégia
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias
  • Ciclos da inteligência, inteligência competitiva x inteligência de estado
  • Tecnologias
  • Ciclos da inteligência
  • Relatórios de inteligência
  • Produtos gerados pela inteligência competitiva
  • Relacionamentos virtuais
  • Conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
  • Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos
  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras
  • Canais e centros de estudos e outros meios para captação de ideias inovadoras
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  • As oportunidades de negócios com potencial de crescimento, conceitos e fundamentações sobre as startups
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços
  • Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.
  • Design Estratégico e propostas de Valor
  • Frameworks e Processos de Design Thinking
  • Design Mindset
  • Criação enxuta
  • Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial.

Gestão de Equipes de Alto Rendimento

  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment
  • Gestão do desempenho
  • Alocação eficaz de pessoas
  • Equipes de trabalho versus grupos
  • Papel do gerente desenvolvedor (coach)
  • Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Definição de Jogo
  • Vantagens dos jogos para as empresas
  • Tipos de jogos corporativos
  • Etapas na estruturação do jogo
  • Etapas na aplicação do jogo
  • Ciclo da aprendizagem vivencial
  • O processo de escolha do jogo
  • O papel do facilitador
  • Dinâmicas de grupo seus significados e suas aplicações
  • Estímulo à liderança educativa
  • Mentoring e coaching
  • Líder a serviço: os papéis de liderança
  • Motivação para o alto desempenho de equipes
  • Empowerment

Habilidades Gerenciais, Comunicação e Liderança

  • Habilidades para a ação do executivo e do gestor
  • Atitudes profissionais exigidas pela prática no mercado, focado em ação e resultados
  • Competências técnicas, intrapessoais e interpessoais e sua importância no sucesso profissional
  • Modelos de identificação e avaliação de competências interpessoais
  • Ferramentas e estratégias de desenvolvimento de competências interpessoais
  • Níveis de comunicação. Comunicação eficiente versus eficaz. Comunicação de mão única versus mão dupla
  • Feedback, Bloqueios e Oportunidades para a comunicação efetiva.
  • Percepção, mecanismos de defesa, medo, escuta ativa, competência emocional, intuição.
  • Revertendo situações e superando objeções.
  • Comunicação assertiva para condução de reuniões

Conhecimentos e Habilidades Táticas em Gestão

  • O conteúdo é discutido a cada vez que a disciplina é oferecida de acordo com as atualizações de mercado.
  • Introdução metodologias ágeis e suas aplicações
  • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
  • Agilidade em escala organizacional
  • Gestão 3.0
  • Metodologias ágeis – Kanban
  • Metodologias ágeis – SCRUM
  • Scrum framework
  • Valores e princípios da Agilidade
  • Papeis no Scrum
  • Visão do produto / Backlog do produto
  • Road map / plano de projeto
  • Reuniões do Scrum
  • Times auto gerenciáveis
  • Liderança ágil
  • Principais conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chaves de Sucesso
  • BPM
  • Visão geral Guia BPM CBOK

Planejamento e Desenvolvimento Profissional

  • Estabelecer objetivos e metas que resultarão no sucesso corporativo
  • Planejar a atuação em uma área que proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer criatividade
  • O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho
  • Compilação dos melhores trabalhos de um profissional
  • É um material que permite uma visão ampla sobre as habilidades, qualificações e experiências
  • Demonstrar as habilidades e competências
  • Preparar portfólio para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos
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